"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 31 de julho de 2010

Teologia da Prosperidade o Cancer



O IBGE trouxe uma constatação chocante para a ideologia dos propagadores da teologia da prosperidade no Brasil... Foi comprovado, no último censo de 2006, que os evangélicos são os que mais contribuem com a sua religião, apesar disso, são os religiosos mais pobres do País. Ou seja, essa teologia na prática não funciona. Bem, com a palavra os pregadores da prosperidade!

Essa é uma das doutrinas principais pregada por todos esses movimentos. Trata-se de uma substituição do Evangelho da Graça, pelo “evangelho” da ganância. Oral Roberts, um dos principais pregadores dessa heresia, chegou a escrever um livro intitulado How i learned Jesus Was Not Poor (“Como aprendi que Jesus Não foi Pobre”) É comum ouvimos da boca dos pregadores da prosperidade coisas do tipo: “Você é filho do Rei, não tem por que levar uma vida derrotada.” A principio uma frase dessas pode até pode parecer ortodoxa. Mas, o que muitos talvez não saibam, é que para esses pregadores, “vida derrotada”=ser pobre, ter dificuldades financeiras, ficar doente etc.T.L Osborn, ensina em seu livro Curai Enfermos e Expulsai Demônios , que Paulo jamais esteve doente contradizendo o seguinte texto:

”E vós sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física. E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus”.(Gal.4.13,14).
a mola mestra era a barganha com Deus. Tudo girava em torno dos “sacrifícios” financeiros onde até mesmo valores mínimos de oferta eram exigidos. Pregadores negavam a suficiência da cruz e o Sacrifício Supremo de Jesus e estabeleciam parâmetros esdrúxulos, ao ponto de dizer: “EU não aceito menos de R$ 30,00 neste envelope (por exemplo)”. Quanto maior o sacrifício, maior a profecia, a benção, a visão, a unção – como se Deus fosse um menino que Se vende por agrados.
Os “valentes” recebiam doses especiais de poder e seu ego era alimentado por fazer parte da classe dos que faziam sacrifícios acima da média. Expressões como “se garantir a festa na casa de Deus, Deus garante a festa na minha casa”, ou “o valor que você der de oferta vai determinar o valor que Deus dará ao seu próximo ano”, além de anti-bíblicas, manipulam, enchem de medo e apartam o cristão redimido no sangue de Cristo das genuínas benesses do Calvário.
Para variar, o Novo Testamento era praticamente esquecido em tais campanhas, e textos mal-emendados da Antiga Aliança – e promessas exclusivas do povo judeu naquele contexto – eram “liberadas” sobre a igreja – desnutrida e mal alimentada da Palavra. Desta forma, o palco para apostasia fica completo.
Num contexto como esse, não é de se admirar que muitos se apartaram, partindo para pastos onde alimento genuíno é servido. Infelizmente, muitos dos que receberam uma avalanche de promessas nunca cumpridas – e irresponsavelmente “liberadas” – fazem parte do contingente de decepcionados com Deus e com a igreja.

A teologia da prosperidade une o fútil ao desagradável, ou seja, é uma mistura de ganância e comodismo. Os adeptos da teologia da prosperidade acham que nós temos direito de reivindicarmos o que quisermos de Deus, esquecendo da soberania divina. Cito abaixo alguns textos bíblicos, que refutam esse evangelho falso, que promete ao homem uma vida de prosperidade material, atiçando-lhe a ganância.

"Ouvi meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre." Tg 2:5-6 Grifo meu!
"Bem aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus". Lc 6:20b Grifo meu!
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.” 2Pe 2.1-3
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. (Lc 12.15)

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (Jo 16.33)
Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;(Mat.6.19,20)

“... é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro. De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.(1Tim.6.4-11)

Quando a Alegria Vence o Medo




"O medo da solidão é o triste líder
Seus compatriotas, diz o pesquisador inglês Michael Whiteburgh, que estuda o estresse, têm medo de muitas coisas – mas o que mais temem é a solidão. O psiquiatra Whiteburgh, que mantém clínicas de repouso em Liverpool e Londres, publicou uma lista das principais fobias (com base em 2.000 casos de que tratou).

Nela, a solidão (monofobia) está na frente da claustrofobia (medo de ficar em ambientes apertados), da agorafobia (medo de ficar em grandes espaços descobertos), da insetofobia (medo de insetos), da zoofobia (medo de animais) e da astafobia (medo de trovões). O medo de voar vem mais adiante, até mesmo depois do medo de andar de metrô..."

O medo é a doença dos nossos dias. Ele assumiu proporções assustadoras. Quando as pessoas não procuram a Deus, enchem-se os consultórios de psicólogos e psiquiatras. Alguns dos medicamentos mais usados são os psicofármacos, tomados contra o medo, a inquietação e a insônia. É notável também que justamente no tempo do Natal aumentam a solidão e o medo.

Parece tratar-se do tempo em que o homem percebe de maneira especial que lhe faltam a alegria interior e a segurança em Deus. Durante quase todo o ano, muitas pessoas tentam criar para si um paraíso artificial, tomando comprimidos e realizando muitas atividades; elas tentam afastar o medo e a solidão. Mas justamente no tempo do Natal elas percebem que a fuga não dá certo e que o medo e o desespero as alcançam.

No entanto, o medo foi vencido através de Jesus Cristo e Sua vinda ao mundo. E com Ele veio a alegria procedente de Deus. Ninguém precisa mais ser solitário. A mensagem do anjo por ocasião do anúncio do nascimento de Jesus em Belém é emoldurada por duas afirmações significativas, que têm Jesus por conteúdo: "Não temais" e "grande alegria". A respeito, lemos em Lucas 2.10: "O anjo, porém, lhes disse: Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo". Sim, através da Sua vinda, Jesus transformou o medo em alegria, e essa alegria está disponível para todos.

Deus é a fonte da alegria, na Sua "presença há plenitude de alegria" (Sl 16.11; Is 12.3). Quem não conhece realmente a Deus, não imagina que alegria está deixando de ter. Jesus veio para nos trazer essa alegria, sim, Ele quer que Sua própria alegria permaneça em nós e que nosso gozo seja completo (Jo 15.11).

Um neurologista escreveu certa vez um livro intitulado: "Deixe seus nervos nas mãos de Deus." Jesus sabe do seu medo, Ele mesmo o venceu no Getsêmani e na cruz do Calvário.

O que falta a muitas pessoas é a fé para irem confiantemente a Jesus com todas as cargas, com todos os temores e pecados. Por isso, o Senhor exorta: "Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa" (Jo 16.24). Faça isso agora mesmo!

(Norbert Lieth - http://www.apaz.com.br)

Vitória Sobre o Desânimo



Em nossa época há inúmeras coisas que podem nos levar ao desânimo. A situação se agrava quando se acrescentam os problemas pessoais.

Mas Jesus é maior que tudo! Ele nos ama e jamais permitirá que as provações sejam superiores ao que podemos suportar: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (1 Co 10.13). Como discípulos de Jesus, é importante que aprendamos a assumir uma posição interior oposta às dificuldades logo que elas aparecerem, e não deixemos que elas tomem conta de nós.

Como podemos fazer isso? Levantando bem alto o escudo da fé! Quero acentuar que isso deve ser feito "imediatamente". Em outras palavras: agradeça logo ao Senhor por estar absolutamente protegido e seguro nEle. Se Jesus Cristo tornou-se nosso Salvador e Senhor pessoal, então a cada hora, a cada minuto, estamos seguros e protegidos de verdade. Assim, lemos em Colossenses 3.3: "...porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus." Não restam dúvidas nem incertezas!

O profeta Isaías, inspirado pelo Espírito Santo, diz a mesma coisa quando nos apresenta um quadro maravilhoso, para servir de ilustração a essa verdade tão importante: "Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim" (Is 49.15-16).

Deus estava em Cristo e nos reconciliou consigo mesmo. Isso aconteceu na cruz do Calvário, onde literalmente fomos gravados nas palmas de Suas mãos! E este mesmo Deus maravilhoso tem nossos "muros" continuamente diante de Si! Ele sabe das nossas limitações, das nossas mudanças de humor e das nossas falhas! Ele conhece nossas ansiedades e angústias. E através de Sua Palavra Ele nos anima, dizendo: "Eu fiz tudo por você porque o amo. Confie em mim! Não fique olhando apavorado ao seu redor – levante seus olhos para mim! Eu sou o Autor e o Consumador de sua fé!"

Segure novamente as mãos traspassadas de Jesus: numa decisão cheia de fé, lance todas as suas angústias sobre Ele, que se preocupa com você e cuida de você: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pe 5.7)!

(Elsbeth Vetsch – http://www.aPaz.com.br)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Generosidade


“No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.” (Lucas 10:35 ARA)

Muitas vezes olhamos para este samaritano anônimo e o julgamos um homem de misericódia. Alguém que se importou com outro ser humano e teve compaixão dele. Uma pessoa que não se conformou e continuar sua vida sabendo que poderia fazer algo por um necessitado. Mas, talvez passe despercebido neste versículo o fato dele ter investido de seu dinheiro também. Era generoso.

Sem dúvida muitas pessoas se dispõe a orar por outros na igreja, a consolar os que choram, a se envolver nas suas vidas, abençoar de várias formas. Mas ao tocar no bolso as coisas mudam e muitos (graças a Deus nem todos) recuam. O que concluo é que alguns conseguem ter misericórdia mas não conseguem ser generosos.

A generosidade é algo que Deus valoriza muito, especialmente se nos lembrarmos que o Reino de Deus não é comida nem bebida; que não devemos acumular tesouros aqui; que o amor ao dinheiro é raiz de males; que avareza é idolatria. Se olharmos no começo da igreja, especialmente no livro de Atos, vemos que as pessoas supriam as necessidades uns dos outros – materialmente. O “som que se ouvia” no começo da igreja era de mãos entrando e saindo do bolso para abençoar. Onde isso se perdeu? Não importa. Precisamos restaurar a generosidade no meio do povo de Deus.

Ouvi uma frase que gravei: o mundo está repleto (e farto) de exemplos de prosperidade, então precisamos dar exemplos de generosidade. Não impressiona mais ter milhões e morar em mansão ou ter carro importado. O que impressiona é encher o porta-mala de sanduíches e sair distribuindo na rua. Impressiona ajudar os que aparentemente não fazem por merecer. Impressiona é estourar a conta no banco para comprar roupras para quem precisa. Sejamos generosos, cada um na sua medida.

Mario Fernandez

Ananias e Safira foram condenados por não dar o dízimo?



~
A igreja primitiva em Jerusalém se mostrou generosa. Encontrou-se, no meio da igreja, um bom número de irmãos necessitados. Para suprir as necessidades desses santos, os irmãos fizeram grandes sacrifícios e ofereceram seu próprio dinheiro. Alguns, como Barnabé, venderam propriedades e doaram o dinheiro recebido (Atos 4:36-37).

A atitude louvável de discípulos como Barnabé apresentou uma tentação para irmãos carnais, como o casal Ananias e Safira. Eles também venderam uma propriedade para fazer uma contribuição à igreja. Mas no dia em que levaram sua oferta aos apóstolos, foram condenados e caíram mortos. Hoje, alguns líderes religiosos citam esse caso para exigir o dízimo, sugerindo que Ananias e sua mulher foram castigados por não dar o dízimo. Foi esse o motivo da morte deles?

Perguntas bíblicas merecem respostas bíblicas. Devemos primeiro ler o texto (Atos 5:1-11) para entender o pecado desse casal. Estes versículos nem mencionam o dízimo! Pregadores modernos que querem obrigar as pessoas a dar o dízimo não encontram nenhum apoio neste trecho.

Se Deus não exigiu o dízimo dos cristãos primitivos, qual foi o motivo de sua ira contra Ananias e Safira? A resposta se encontra nos versículos 3 e 4 – mentiram ao Senhor! Eles venderam um terreno e afirmaram que ofertaram o valor total da venda para ajudar os irmãos pobres. Eles queriam parecer pessoas generosas, mas, ao mesmo tempo, queriam ficar com uma parte do dinheiro. Decidiram mentir, dizendo que sua oferta foi o valor integral da venda do terreno.

Deus não obrigou ninguém a vender terras ou a dar o valor total de suas propriedades. Pedro reconheceu o direito de Ananias e Safira de ficar com o seu terreno: “Conservando-o, porventura, não seria teu?” (5:4). Uma vez que decidiram vender, não foram obrigados a doar o valor total. Pedro acrescentou: “E, vendido, não estaria em teu poder?” (5:4).

Ananias e Safira queriam o “crédito” por uma doação generosa, sem o sacrifício de perder todo o valor do terreno. Mentiram aos homens, e Deus cobrou!

Dennis Allan

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Paciência Nas Provaçôes




Este inicio de semana ouvi uma experiencia muito interessante.
Um casal estava prestes a se separar. Foi então que o homem foi convidado a fazer um plano para salvar o casamento. Ele tinha que por 40 dias fazer uma coisa diferente para a esposa.

Algo que tornasse notável. Nos primeiros dias as coisas foram um desastre. Da metade em diante as coisas foram melhorando. Ao chegar no ultimo dia, mesmo sem ter recebido ainda uma resposta positiva da esposa ele prosseguiu. Somente do 43° dia a esposa conseguiu enxergar o quanto o marido mudou para salvar o casamento.

Fé muitas vezes exige paciência. Isso são apenas dias. Imagine quando o problema persiste por anos. Perguntamos até se Deus ouve nossas súplicas. A verdade é que ouve, porém no momento que vacilamos na fé, perdemos o direito de receber as bençãos.

A fé inabalável faz com que o tempo não passe. Não importa se Deus irá responder a sua petição em 1 dias ou em 10 anos. “Tudo é possivel ao que crê”. Lembre-se de que no momento certo Deus irá responder a suas orações e tornará o invisível, visível.

“Fé é a certeza das coisas que não se vêem”. Embora o mundo exiga rapidez, quando Deus age, o tempo para. Pense que seu problema esta sendo nesse momento sabiamente arquitetado por Deus.

Mas em contrapartida você tem que fazer com que isso se torne realidade na sua vida com persistência e paciência, nunca se queixando e reclamando pelos cantos.
Lembrem-se que a esperança está ligada a fé. E esperar é um dos fundamentos do cristão.

André Guimarães

Porque Jesus é o Caminho?



Todos nós, homens e mulheres, somos pecadores, como nos diz o apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos: " Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus". (Romanos 3:23)

A origem do pecado do homem está no início dos tempos. O livro do Gênesis nos diz que Deus criou o céu e a terra, os vegetais, as estrelas, o mar e os animais, e ao final viu que tudo "era bom". Então Deus criou o ser humano, à sua imagem e semelhança e o colocou no Jardim do Éden, para que tivesse muitos filhos, povoasse o mundo e dominasse a terra.

E Deus viu que, agora com a presença do ser humano, tudo que havia feito era "muito bom". ( Gênesis 1 e 2)
Deus tinha pelo homem, profundo respeito e amor incondicional, mas queria que o homem também o amasse, demonstrando amor através da obediência. Então disse ao homem que comesse dos frutos de qualquer árvore do jardim, exceto a árvore que estava no centro do jardim, a árvore do conhecimento do bem e do mal. Se comesse da fruta desta árvore morreria.

Mas satanás tentou Eva, dizendo que se comesse a fruta, seria muito poderosa. Eva comeu do fruto proibido e deu a seu marido, que também comeu. Devido à sua desobediência, Deus cumpriu o que havia dito e expulsou o homem do Jardim do Éden, pois como diz a bíblia, "O salário para o pecado é a morte" (Romanos 6:23).
Assim, através do pecado de um homem, o mundo todo pecou e foi separado da presença gloriosa de Deus.

Mas Deus nos ama infinitamente e incondicionalmente. E seu amor é tanto que Ele enviou seu próprio Filho - Jesus Cristo - único homem a nascer sem o pecado (já que foi concebido pelo Espírito Santo e não por um homem e assim não herdou o pecado de Adão) e através da morte e da ressurreição de Jesus, é que somos resgatados do pecado, como nos diz Paulo: "Mas Deus mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado" (Romanos 5:8) .

Jesus é o cordeiro imolado, pois através de seu sacrifício nos libertou do pecado, "assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta a todos e lhes dá a vida". (Romanos 5: 18)

Assim, a salvação do homem não dá-se por mérito próprio. O homem não pode salvar a si mesmo, mas somente através de Jesus. Como nos diz Paulo na carta aos Efésios: "Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto ninguém pode se orgulhar de tê-la. Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós" (Efésios 2: 8 -10)

Portanto, fazer o bem e a caridade é nossa obrigação, mas o que nos salva é a nossa fé em Jesus. Somente por Jesus Cristo é que somos salvos, pois "A salvação só pode ser conseguida por meio Dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos". (Atos 4:12)

Esta salvação é para todos que crerem, pois a Bíblia ainda nos diz que "Se você disser com a sua boca: 'Jesus é o Senhor' e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo". (Romanos 10: 9-10)
Por isso, só existe um caminho que nos leva a Deus: Jesus Cristo. Por que Jesus é o Caminho, e é o único caminho, conforme as palavras do próprio Jesus:
" Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar ao Pai a não ser por Mim." (João 14: 6)
ou ainda:
" Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá." ( João 11: 25-26)


PENSE NISSO!!!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

"Para Quem Iremos?"




Durante sua pregação na região da Galiléia, Jesus obteve tremenda popularidade. Conforme se beneficiavam de tais milagres como a alimentação de mais de 5000 homens, o povo parecia ser receptivo a este rei perfeito. Imagine o que seria seguir um senhor com tal poder! Eles poderiam viver em uma sociedade sem fome, doença e medo da opressão inimiga. A narrativa de João nos diz que foi depois da alimentação dos 5000 homens que Jesus percebeu que "estavam para vir com intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei" (João 6:15).

Seu sonho de um reino terreal estava para ser despedaçado. Jesus não tinha ilusões sobre ser um rei terreno num trono físico; sua realidade era muito mais grandiosa. O sonho do povo de que a obra do Messias não era mais do que libertá-los de um inimigo físico estava para encontrar uma virada inesperada. Um dia depois de alimentar os 5000, Jesus disse a estes seguidores sobre a natureza espiritual de seu ser, seu reino e suas esperanças a respeito deles. Ele falou de tais coisas como a vida eterna e o pão que vinha do alto. A virada real na popularidade parece ter vindo depois dele sugerir que subiria novamente ao céu (João 6:61-66).

Aqueles que desejavam forçar Jesus a entrar num reino físico ficaram desapontados. Do mesmo modo aqueles que procuram hoje em dia forçar a entrada de um reino físico nos planos de Deus ficarão desapontados. Muitos ficaram ofendidos com Jesus, porque ele não satisfez suas magras esperanças terrenas.

Mas nem todos se afastaram. Simão Pedro explicou seu motivo para permanecer com Jesus: "Senhor, para quem iremos? tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus" (João 6:68-69).

Jesus pode, às vezes, surpreender-nos. Sua vontade pode nem sempre ser aquilo que podaríamos esperar ou desejar, mas para quem iremos? Somente Jesus tem as palavras de vida eterna.

por - Dennis Allan

Um Milagre com uma Mensagem



O milagre registrado em Marcos 2:1-12 ensina muito sobre Jesus e sua obra. Um paralítico foi levado para a casa cheia onde Jesus estava pregando. Seus amigos desceram-no através de um buraco no teto. O homem estava procurando cura para sua enfermidade física, mas Jesus ofereceu algo maior quando disse: "Filho, os teus pecados estão perdoados" (2:5). Esta simples afirmação causou a maior controvérsia, e deu a Jesus a oportunidade para ensinar algumas verdades importantes. Leia Marcos 2:1-12, e então considere estas conclusões:

1. Os judeus concluíram, com razão, que somente Deus poderia perdoar pecados (2:7). Nenhum humano tem o direito de absolver outro da culpa.

2. Jesus ligava seus milagres físicos a seu poder maior de curar espiritualmente. Ele não veio ao mundo para dar saúde e riqueza a todos os homens, mas para nos oferecer a salvação do pecado e a vida eterna. Curas físicas, que podiam ser vistas, provavam seu poder de curar o espírito, que não podia ser visto (2:10-12).

3. Jesus, por suas palavras e seus atos, proclamava ser Deus. Quando Jesus perdoava pecados, ele estava proclamando ser divino. Ele também proclamava sua existência eterna, o atributo que define a divindade (João 8:24, 58). Muitas vezes aceitou a adoração, que ele claramente compreendia que só Deus poderia aceitar (Mateus 4:10; 8:2; 9:18; João 9:38; Apocalipse 5:5-14).

Este mesmo Jesus ainda é divino. Ele ainda tem poder para perdoar pecados e para nos curar de nossas doenças espirituais. E este mesmo Jesus ainda merece nossa adoração.

­por Dennis Allan

terça-feira, 27 de julho de 2010

Pode Alguem Ser Batizado Duas Vezes?


Se há um só batismo, alguém pode ser batizado duas vezes?

Paulo disse: "há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Efésios 4:5). Conhecemos, porém, muitas pessoas que já passaram por mais de um batismo. Algumas pessoas receberam um rito de aspersão na infância e decidiram ser imersas quando adultos. Outras pessoas já foram imersas, mas ouviram ensinamento (talvez em outra igreja) e aceitaram o conselho de fazer outro batismo. Algumas igrejas exigem um novo batismo se uma pessoa se afastar e cair em tentação. Mas, se há um só batismo, alguém pode ser batizado duas vezes?

A lista de coisas únicas em Efésios 4:3-6 envolve fatos doutrinários revelados por Deus ao homem. A unidade dos crentes focaliza a unidade doutrinária – todos devemos crer no mesmo Deus e aceitar a mesma fé, o mesmo batismo, etc. Deus revelou uma só fé (Judas 3), e ele autorizou para nós um só batismo. É o mesmo do qual Ananias falou para Saulo: "Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados" (Atos 22:16). O único batismo válido hoje em dia é aquele autorizado pelo Senhor para lavar os nossos pecados e nos colocar em comunhão com Jesus, o Salvador que morreu e ressuscitou para nos oferecer a vida (Mateus 28:19-20; Marcos 16:16; Atos 2:38; Gálatas 3:27).

No Novo Testamento, aprendemos que este batismo é imersão nas águas (o significado da palavra e o sentido dos exemplos, cf. Atos 8:36-39; João 3:23; Romanos 6:4). A pessoa que não foi imersa nas águas ainda não recebeu o único batismo válido. Aprendemos, também, que a fé e o arrependimento são pré-requisitos do batismo (Marcos 16:16; Atos 2:38). A pessoa que não creu em Jesus ou não se arrependeu antes de ser batizada não recebeu o único batismo válido. O Novo Testamento ensina que o batismo dado por Jesus tem o propósito de lavar os nossos pecados (Atos 2:38; 22:16), de nos salvar (Marcos 16:16). A pessoa que foi batizada por outro motivo, talvez acreditando na falsa doutrina de salvação antes do batismo, ainda não recebeu o batismo válido.

Em casos assim, o que se deve fazer? Quando Paulo encontrou algumas pessoas que foram batizadas sem entendimento da mensagem do evangelho, elas aprenderam melhor e foram batizadas novamente (Atos 19:1-7). Se você descobrir que ainda não fez o batismo válido, precisa examinar o que Deus diz e ser imerso(a) nas águas para remissão dos seus pecados. Precisa receber, uma vez, o batismo que Jesus ordenou.

Amós : "Eu Não Sou Profeta"



Amós teve uma missão difícil. Este pastor de ovelhas de Judá foi enviado por Deus para a nação de Israel, durante o reinado próspero de Jeroboão II, para alertar o povo que Deus estava prestes a destruí-los. A pregação dele parecia ridícula. Como poderia uma nação forte, vivendo na luxúria do poder militar, ser tão rapidamente destruí-da? O povo ficou perturbado pela sombria mensagem deste pregador estrangeiro. Até mesmo os líderes religiosos, que deveriam compartilhar a nobre missão de Amós, rejeitaram-no e a sua pregação. Um sacerdote chamado Amazias disse a ele que voltasse para seu próprio país e que nunca mais profetizasse em Israel (7:10-13).

Amós replicou: "Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros. Mas o Senhor me tirou de após o gado e o Senhor me disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel. Ora, pois, ouve a palavra do Senhor. Tu dizes: Não profetizarás contra Israel, nem falarás contra a casa de Isaque. Portanto, assim diz o Senhor . . ." (7:14-17).

Amós não foi criado para ser um profeta. Ele não recebeu treinamento especial em alguma escola para formar profetas. Ele era apenas um homem comum, que proclamou uma mensagem de Deus. Reis e sacerdotes não gostaram de sua mensagem, mas era a verdade.

Qual é a lição para hoje? Deus não está impressionado com os ensinamentos teológicos em seminários, e nunca exigiu isso dos seus servos. Um homem precisa da permissão de alguma autoridade eclesiástica para pregar o evangelho? O que ele precisa é de uma dedicação inabalável à verdade da palavra de Deus. Vamos insistir na pregação nítida da palavra inspirada por Deus. Esta é a verdade que nos libertará (João 8:32).

­por Dennis Allan

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Simplesmente Faça!




autor: Manoel Delgado


“O que aconteceria na sua vida se você simplesmente começasse a fazer aquilo que você realmente sabe que precisa ser feito?”

No final de semana passado nós participamos de um grande evento. O “The Global Leadership Summit”. Deste evento, saímos com um sentimento quase que unânime: “Alguma coisa precisa ser feita”.

Eu me lembro de ouvir um dos líderes da igreja que na ocasião disse o seguinte: “Eu preciso fazer alguma coisa e o meu tempo é curto!”. Todos os líderes desta ou de outras igrejas que participaram deste evento tiveram reflexões semelhantes.
A realidade do pobre foi mostrada de uma maneira absurdamente clara e todos nós teremos que fazer algo a respeito daquela visão.

Mas alguém, que não estava no evento, ou até mesmo algum dos participantes daquele treinamento poderão perguntar: “- Ok vocês foram em um treinamento e estão empolgados, mas o que garantirá que este treinamento não será apenas mais um treinamento, e que esta pasta não será apenas mais uma pasta no armário já abarrotado de pastas da sua casa?”

Eu creio que será uma questão de atitude! Se nós simplesmente fizermos aquilo que está absolutamente claro e começarmos imediatamente aí estará toda a diferença! Nós precisamos descobrir muitas coisas e todos sem exceção estão aprendendo.

Mas devemos nos lembrar que a Bíblia condena aqueles que estão sempre aprendendo e nunca chegam ao conhecimento da verdade (2 Tm 3:7). Que o Senhor Jesus condena aqueles que ouvem a sua palavra e não fazem nada de prático em relação a ela (Mt 7:24-27) e que na parábola dos talentos há uma triste sorte para aquele que enterrou na areia os seus talentos. (Mt 25:24-29)

Eu creio que a lição que nós precisamos aprender é esta: Devemos fazer alguma coisa em relação a aquilo que nós já sabemos, em relação a aquilo que é absolutamente claro, nós precisamos agir com base naquilo que está absolutamente certo.

Imagine caro leitor o que aconteceria na sua vida se você simplesmente começasse a fazer aquilo que realmente você sabe que precisa ser feito?

Galhos Secos




Certo dia, um forte vendaval varreu nossa cidade.
A poeira rodopiava, galhos tremiam e se sacudiam ao vento. Mais tarde, quando
apanhava os pedaços de madeira, deixados em nossa rua pelo temporal,
observei com surpresa, que os galhos que pegava estavam secos e mortos.
Nenhum dos pedaços tinha folhas verdes. Obviamente os fragmentos caídos não
tinham vida e eram inúteis para as árvores.

Então recordei-me das muitas vezes que Deus tem permitido que minha vida
seja sacudida e golpeada pelas circunstâncias. Ás vezes parece que o meu ser
foi desafiado e ameaçado pelos ventos da adversidade.Este pensamento me
ocorreu: "Será que Deus estava permitindo que eu fosse agitada e sacudida
para lançar fora as coisas inúteis da minha vida? Seria possível que, o que
parecia ser uma grande perda, era realmente o modo de Deus lançar fora de
minha vida todo galho seco e imprestável?

Pensem nisso!!!

domingo, 25 de julho de 2010

O Trono



Muitas pessoas entendem a fé cristã apenas como bênçãos materiais. Ouvimos muitos testemunhos em que a pessoa diz: “Quando eu vim para Jesus eu não tinha casa, hoje eu tenho uma bela casa; eu não tinha carro, hoje eu tenho o carro do ano; eu era empregado, hoje eu sou patrão”. Jesus faz tudo isso sim, mas a fé é muito mais do que isso. O testemunho é muito maior, é quando você abriu o coração e disse: “O meu Senhor está no trono; o meu Senhor reina sobre todas as coisas. Ele está cheio de glória. Aleluia! É isso que muda, é isso que nos faz viver como cristãos”.

Quando os discípulos viram o Senhor subir, viram também a sua glória. Por isso voltaram para Jerusalém, voltaram para o templo, onde seriam perseguidos e massacrados. Todo tipo de perseguição acontecia, mas o que os mantinha nesse nível de compromisso total com o Senhor era a compreensão de que todas as coisas estão debaixo dos pés do Senhor porque Ele reina.

“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.” (Romanos 8.34). O Senhor não está apenas sentado no trono recebendo a glória à qual tem direito. Ele está lá, intercedendo por nós. Quando você é tentado, o Senhor intercede por você. Ele não permite que uma única tentação seja maior do que as suas forças. Quando Satanás vem com fúria sobre sua vida, Ele intercede por você. Se você não vive uma vida bonita, é porque você não quer.

“Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.” (João 16.7). O Espírito Santo veio, não para visitar você, mas para morar em você. Quando Jesus foi entronizado e se assentou no trono, o Espírito Santo veio para estar com os discípulos e para estar em nós hoje. Cristo mora em nós pelo seu Espírito, e a Palavra diz: “Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória.” (Colossenses 1.27). É essa realidade que precisa tomar conta da nossa vida. Quando Jesus voltou do monte, transfigurado, os discípulos viram a nuvem; e aquela nuvem era sempre a realidade da glória do Senhor.

Tudo muda em nossa vida, quando temos este sentimento de que somos uma dádiva do Senhor e que Jesus Cristo foi-nos preparar este lugar, no qual Ele vive hoje para interceder por nós.

“Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.” (1 Timóteo 3.16).

“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.” (Hebreus 4.14). O ministério de Jesus é tríplice: Rei, Profeta e Sacerdote. Na sua carne, Ele exerceu o ministério como um profeta; como Sacerdote, ofereceu o sacrifício, sendo Ele mesmo o sacrifício; mas na sua ascensão, quando Ele assentou-se no trono, Ele tomou posse da coroa. Você não pode deixar de confessar que Jesus é o Senhor. A palavra, senhor, significa dono, amo, máxima autoridade, soberano, chefe. Quando você diz: “Jesus é o meu Senhor”, você está proclamando: “Jesus é o meu Rei, Ele é o meu dono, é a máxima autoridade sobre a minha vida”. Confesse, amador leitor, Jesus como o seu Senhor e Salvador!

Que Deus o abençoe!
lagoinha.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails